Como organizar livros
11 de agosto de 2015
1

Para amantes de livros, ter uma estante imensa e cheia de livros pode ser, além de um sonho, uma solução rápida e prática para organizar os seus livros. O problema é que sempre estamos adquirindo novos livros, e uma hora o espaço acaba. Muitas pessoas adoram manter sua “biblioteca particular”, mas para que isso não se torne uma bagunça, aqui vão algumas dicas primordiais de como organizar livros:

1. Esvazie a sua estante

equilibrium-1

Pode parecer que tirar tudo do lugar vai só piorar a situação. Acredite em mim, essa é a melhor forma de te fazer lembrar e tudo o que você tem e quais livros são realmente importante para você.

2. Divida em livros para manter e livros para descartar

img_5185

Bagunçou tudo tirando tudo do lugar? Ótimo, agora é hora de começar a separar. Divida os seus livros em duas pilhas: livros para manter e livros para descartar. Tenho certeza que você vai encontrar livros que nem lembrava mais que tinha, ou livros que você nunca leu. Essa é a hora de separar aqueles livros que já não te interessam mais ou que não tem nenhum valor emocional para você.

3. Doe, troque ou venda

100_0739-alt

A pilha de livros para descarte pode ter três destinos diferentes: doação, troca ou venda. Você decide o que deve ser feito com cada um deles.

Se quiser vendê-los, lugares como OLX podem ser uma boa ideia, ou algum sebo (lugares que compram e vendem livros usados). Para troca, existem algumas opções online também, como o LIVRALIVRO ou o SKOOB. Se decidir doar, basta procurar alguém conhecido que se interesse por aquele assunto. Procurar alguma biblioteca ou escola também pode ser uma boa solução.

4. Defina o critério da organização

rainbow

Existem milhares de maneiras de categorizar o seu livro: por sobrenome do autor, pelo título do livro, por editoras, por cores, por gêneros, por data de compra, por preferência, altura, lido e não lidos, data de publicação, e por aí vai.

Não posso afirmar que existe uma maneira melhor do que outra, essa decisão é só sua. Categorize de acordo com o que for melhor e mais prático para você. Eu, por exemplo, organizo os meus livros por cores porque, como sou uma pessoa muito visual, acho que facilita na hora de encontrar e de quebra ainda ajuda na decoração.

Depois de decidir, divida aquela pilha de livros para manter de acordo com o critério que você escolher.

5. Limpe a estante e todos os seus livros

organizar-livros

Manter tudo limpo é essencial para a conservação dos livros. Depois de limpar a estante ou as prateleiras, limpe todos os livros e coloque-os nas prateleiras de acordo com o critério que você já definiu e pronto! Livros organizados e prontos para serem lidos novamente.

Não tem tempo para isso? Eu faço pra você!

Deixe um comentário

Comentários

Deixe uma resposta

1 comment

  1. Essas dicas foram muito boas e úteis. Estou precisando organizar minha estante e não sabia por onde começar. Sou fã de sagas, seria uma boa dica colocar na sua publicação essa opção também, de organizar por sagas